Constantes furtos de fiação elétrica têm gerado dor de cabeça para moradores e comerciantes de Contenda. A prática criminosa não é novidade e cresceu vertiginosamente nos últimos meses, tendo como principal motivação o aumento no preço do cobre, que mais que dobrou desde o ano passado, diante da valorização do dólar, somado à escassez no mercado e alta demanda – quem furta fiação geralmente busca o cobre, utilizado em materiais condutores de eletricidade e presente em ligas metálicas como latão e bronze.
Além do prejuízo com a fiação em si, moradores e comerciantes enfrentam outros problemas gerados a partir do furto. Empresas provedoras de internet, por exemplo, têm atribuído aos furtos de fiação problemas de conexão com a internet. A Sanepar também já alegou o mesmo problema ao responder reivindicações populares com relação à falta de abastecimento d’água em certos bairros e a TIM, que apresenta problemas de sinal na região de Contenda há um bom tempo, também alega o mesmo fator e é outro exemplo da lista.
Ontem (16) a Polícia Militar de Contenda chegou a fazer a prisão em flagrante de um indivíduo que havia furtado fios da operadora Oi. Segundo informações, o mesmo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da Lapa com 120 metros de fio apreendido. O indivíduo, porém, foi liberado da Delegacia cerca de cinco horas depois, após expedição de um alvará de soltura.
Ainda, indivíduos que praticam furtos do gênero são apenas parte do problema, que passa principalmente pelos receptadores que compram o material. Outra dificuldade que as autoridades de segurança enfrentam é que o material subtraído dificilmente é identificado.
De qualquer forma, em caso de flagrante de furto de fios e cabos ou alumínios em geral, a orientação é a mesma de sempre: ligar para a autoridades policiais, agora exclusivamente pelo 190.
[rev_slider alias=”Policial”][/rev_slider]